SISTEMA DE COORDENADAS 3D TÁTIL
O Sistema de coordenadas 3D tátil, é indicado tanto para alunos videntes quanto deficientes visuais. Este consiste em três quadrados iguais representando os planos xy, yz e xz. Cada alfinete representa um ponto no espaço e estão espaçados 0,5 cm.
Pode ser utilizado para representar Funções, auxiliar na interpretação de gráficos de diferentes movimentos como movimento uniforme e uniformemente variado, analisarcomportamentos físicos ou equacionamentos matemáticos em 1, 2 ou 3 dimensões.
CONVERSOR DE UNIDADES DE MEDIDAS
O conversor de unidades de Medidas em Braille é um material inclusivoproposto para o ensino de conversão de unidades e pode ser utilizado tanto para resolução de problemas matemáticos quanto físicos como em problemas da cinemática e dinâmica, transformando as unidades de medidas ou ser utilizado para fazer transformações de notação cientifica básicas.
SOROBAN APLICADO AO ENSINO DE FUNÇÕES
O Soroban, tradicionalmente utilizado para o ensino de conceitos matemáticos, é aqui proposto para auxiliar no ensino de funções e conjuntos. Abaixo é possível ver uma utilização deste objeto pedagógico para ensinar teoria de conjuntos utilizando 2 sorobans onde um representa o domínio e o outro a Imagem.
FORÇA RESULTANTE TÁTIL
Para análise de força resultante é necessário o conhecimento dos conceitos de vetores e operações vetoriais. Nos objetos aqui proposto, os cubos representam um objeto de massa qualquer, os quais os alunos poderão de forma tátil, analisar e efetuar soma de vetores, utilizando as setas. Cada cubo possui entradas para quatro setas, sendo: duas em um lado e duas em outro lado. As setas possuem dois tamanhos diferentes, a menor equivalente a um vetor representando uma força de cinco newtons (5N) e a maior equivale a dez newtons (10N). Através desse mecanismo é possível calcular a força resultante e fazer operação vetorial. O objeto pode ser utilizado para ensinar os conceitos básicos de módulo, sentido e direção de um vetor, para alunos videntes e alunos com deficiência visual.
LANÇAMENTO OBLÍQUO TÁTIL
Tal objeto metodológico tem os números descritos em braile na base de suporte para identificar a distância ou o alcance máximo do projétil. O projétil é representado por uma bolinha fixada no início da parábola para representar o ponto inicial do seu lançamento, e por uma segunda bolinha móvel com setas indicando os vetores descritos em cada movimento, podendo esta se deslocar presa em um arame galvanizado representando a parábola.
Pode ser trabalhado conceitos que envolvem a decomposição de movimentos mostrando que segundo o eixo x (distância com legenda em braile) o corpo se movimenta em movimento retilíneo uniforme – MRU e segundo o eixo y (altura) o corpo se movimenta em movimento retilíneo uniformemente variado – MRUV.